Conhecendo o Mercado Imobiliário

Antes de falarmos sobre mercado imobiliário e sua dinâmica de funcionamento, é importante entender o que isso significa. Podemos dizer que mercado é o local onde pessoas, físicas ou jurídicas, realizam trocas de bens de serviço por outros bens ou por dinheiro, ou seja, um conjunto de compradores e vendedores atuam interagindo com a finalidade de comprar e vender produtos ou serviços.

Assim como outros mercados existentes e a até própria natureza e sua lei da termodinâmica, o mercado imobiliário possui uma força natural que tende ao equilíbrio, e este movimento é conhecido como lei da oferta e da procura. Isto significa que quanto maior a procura por imóveis mais os preços irão subir, até o ponto em que a alta de preços desestimule a compra, forçando-a a baixar. Da mesma forma quando existe mais oferta para venda do que procura a tendência é de queda dos preços, até que as forças voltem a se equilibrar.

Além das configurações econômicas, o mercado imobiliário tem se mostrado um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento dos espaços urbanos das cidades, possibilitando maior qualidade de vida para toda a sociedade. Devido ao grande número de empregos diretos e indiretos em toda sua cadeia produtiva, desde as lojas de materiais de construções até as corretoras de imóveis, este mercado trabalha de mãos dadas com a indústria de construção civil, realizando um importante papel na distribuição de renda, arrecadação de tributos, crescimento da economia local e regional, e urbanização de nossas cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *